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5 estratégias básicas para elevar as vendas de sua loja virtual

5 estratégias básicas para elevar as vendas de sua loja virtual

Abrir uma loja virtual é fácil, mas o real desafio do empreendedor é conseguir vender bastante e fazer o negócio crescer de forma saudável. Pensando nisso, hoje trouxemos 5 estratégias básicas para elevar as vendas de sua loja virtual, que são efetivas independentemente do segmento.

Primeiro é importante entender que as vendas estão atreladas à experiência de compra que você proporciona aos seus clientes.

 

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Tenha certeza que seu e-commerce deve fazer o básico, vejamos:

Produto e público-alvo

O produto que você vende tem apelo de mercado? É algo que seu público realmente precisa ou deseja?

Faça essas perguntas, para saber se os produtos que você disponibiliza em sua loja virtual realmente são relevantes, caso contrário, você pode fazer promoções, ações de marketing que não vai conseguir vender o quanto precisa.

Agora, se o seu produto tem espaço no mercado, é hora de trabalhar em uma melhor comunicação com ele.

As fotos que você colocar no seu site são muito importantes também para você se comunicar com seu público. Opte por fotos de fundo infinito, que são imagens do produto, na maioria das vezes elas tem o fundo branco, sem sombras ou muitos elementos. Esse tipo de foto é recomendada para usar como destaque na página do produto.

Você também pode colocar vídeos com pessoas demonstrando o uso do produto, isso chama bastante atenção já que a pessoa não está com o produto em mãos para avaliar.

Atendimento

Oferecer um atendimento é mais difícil do que parece, mas é definitivo para garantir a satisfação dos clientes e assim, ver as vendas subirem.

Seja por chat, formulário, telefone, redes sociais ou aplicativos de mensagem, o suporte deve ser bom, e a equipe de atendimento deve ser eficaz para sanar todas as dúvidas dos usuários.

Um bom atendimento é rápido, eficiente e pessoal. Se uma dessas características falhar, a comunicação fica comprometida e o comprador fica insatisfeito – e vai correr para o concorrente.

A fidelização dos clientes e uma boa reputação da marca tem tudo a ver com um pós venda eficaz. Seja para envio, trocas e devoluções, solução de dúvidas no uso dos produtos, manutenção do relacionamento com o cliente e outras etapas que podem ocorrer após uma compra.

Faça promoções e parcerias

As promoções, se bem feitas, podem contribuir para o crescimento do seu site. Você pode realizar ações para renovar o estoque, atrair novos clientes, lançar um produto ou fazer um programa de fidelização.

Se as promoções forem bem exploradas, você vai ser suas vendas online crescer muito. Já as parcerias são ótimas oportunidades de oferecer soluções mais completas, principalmente se feitas com marcas relacionadas ao seu negócio.

Você pode fazer parcerias por meio do marketing de influência, essa modalidade está bem em alta.

Mas para que funcione, você deve escolher empresas e influencers que conversem com seu público alvo, e que tenham valores alinhados à sua marca.

Aposte no marketing de conteúdo

Como falamos acima, para vender mais é preciso cativar e atrair o público para o seu site. O marketing de conteúdo pode ser o melhor amigo do seu negócio porque através da criação de conteúdo de qualidade, é possível atrair mais clientes, melhorar o pós venda e gerar identificação com a marca.

Além de trabalhar blogs e redes sociais, o que tem dado muito certo para e-commerce é trabalhar o conteúdo para email.

Dessa forma, a partir da captação e nutrição de leads, você conseguirá estabelecer uma comunicação mais direta com usuários e clientes, oferecendo conteúdos e produtos personalizados, o que vai impactar diretamente nas vendas da sua loja.

Conquistar um novo cliente é bem mais caro do que vender para quem já conhece seus produtos. Por isso, trabalhar o pós venda é muito importante, pois através dele você pode apresentar materiais que vão complementar a experiência do cliente com o produto que ele já adquiriu.

Você pode oferecer um cupom de desconto exclusivo para quem já comprou com você também, pois essa é uma maneira eficiente de garantir a recompra e valorizar o cliente que já deu preferência pra você uma vez.

 

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Estratégias up selling e cross selling

Essas estratégias são ótimas para incrementar o ticket médio da sua loja virtual e aumentar suas vendas.

Elas são executáveis a partir da sugestão de produtos relacionados com a compra e de produtos superiores.

Você pode sugerir no momento do checkout por exemplo, caso o usuário tenha comprado uma bota, um cinto e uma bolsa que vão combinar com aquela bota. Assim o usuário pode optar por fazer mais uma compra e você aumentará o ticket médio das vendas, pois o comprador vai colocar mais produtos no carrinho. Essa é a estratégia que chamamos de cross selling (venda cruzada).

Aumente o valor da venda do produto também através da estratégia de up selling (venda superior). Se o cliente colocar no carrinho um smartphone por exemplo de geração 10, na hora dele fechar o carrinho você pode mostrar a ele que o da geração 11 vai dar pouca diferença nas parcelas. Assim você conseguirá aumentar o valor da venda e o cliente terá um produto superior em mãos.

Invista em estratégias de remarketing para aumentar suas vendas. Você pode fazer isso através de anúncios no Google, nas redes sociais ou por email.

O objetivo dele é estabelecer uma comunicação com quem já comprou no seu site, ou até quem visitou seu site e deixou um carrinho abandonado por exemplo. 

Essa comunicação serve para lembrar o possível cliente, de uma maneira criativa, para que o mesmo retorne à sua loja e finalize a compra.

Você pode também oferecer uma vantagem especial como frete grátis, brinde ou desconto.

Crie um link de pagamento específico para aquele carrinho abandonado do cliente, facilitando o processo de finalização de compra dele e garantindo a venda.

A concorrência digital é alta. Para vender online não basta só disponibilizar bons produtos é preciso implementar essas estratégias e boas práticas para aumentar a visibilidade da sua marca e também aumentar as vendas.

Em poucos cliques o usuário deve encontrar opções de produtos, preços e condições de frete diferentes para comparar e escolher o que melhor atender.

Veja essas 5 estratégias básicas para elevar as vendas de sua loja virtual

Nesse texto mostramos 5 estratégias básicas para elevar as vendas de sua loja virtual.

Siga essas 5 estratégias básicas para elevar as vendas de sua loja virtual

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