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Cansado de carrinhos abandonados? Veja dicas de como fazer seu cliente fechar a compra na hora!

Cansado de carrinhos abandonados? Veja dicas de como fazer seu cliente fechar a compra na hora!

Sabemos o quão frustrante é para o lojista abrir o painel de sua loja virtual e se deparar com inúmeros carrinhos abandonados.

É comum se deparar com relatos de pessoas que dizem que colocam produtos no carrinho e depois o abandonam.

Isso não acontece em lojas físicas, mas no mundo online, abandonar um carrinho infelizmente é muito comum.

É preciso aceitar que esse problema existe e contornar esse problema. Nunca será possível conseguir que todos os clientes que enchem um carrinho irão passar por todos os processos para finalizar a compra.

A tomada de decisão para fazer uma compra virtual é diferente da compra convencional.

Mas há certas ações que você pode fazer para que essas pessoas voltem para a compra. Primeiro vamos entender o porque isso acontece.

 

Cansado de carrinhos abandonados 01

Principais motivos para um carrinho ser abandonado

Segundo pesquisas feitas pela Moosend em 2019, a média global de carrinhos abandonados é de 75%.

Muita coisa não é verdade?

Mas essa pesquisa serve para você ver que trata-se de uma realidade global, não é um problema exclusivo do seu e-commerce mas de todos.

Alguns produtos, como finanças e viagens possuem taxas de abandono maiores que 80%. Outros, como jogos eletrônicos e vestuário, têm percentuais menores que 70%.

É preciso ter a mente aberta para entender que a cada venda que você consegue realizar, há outras 4 ou 5 potenciais vendas que ficaram no carrinho abandonado.

Mas é possível mudar um pouco esse quadro. Você só precisa dar um empurrão para fazer o cliente migrar do “quase” para o “pagamento efetuado com sucesso”.

Primeiro, é importante que você calcule qual a taxa de carrinho abandonado do seu negócio e essa conta é simples de fazer.

Na plataforma de gestão do seu e-commerce, você terá os dados de carrinhos criados e vendas realizadas. É só pegar o total de vendas e o total de carrinhos virtuais criados, e fazer um menos o outro.

Depois divida os carrinhos abandonados pelos carrinhos criados e multiplique por 100. Aí você terá a porcentagem de carrinhos abandonados no seu e-commerce.

 

Cansado de carrinhos abandonados

Agora que você já entendeu como deve calcular, vamos analisar os principais motivos pelos quais as pessoas não finalizam a compra:

• Custo do frete

Esse é o principal motivo pelos quais as pessoas abandonam suas compras. O preço do produto pode ser atraente, mas se na hora de finalizar o pedido a pessoa se deparar com o custo alto do frete, ela vai optar por não comprar.

Em vários sites, os consumidores estão cientes que vão ter que pagar o frete, mas só conseguem visualizar o valor dele na hora de finalizar a compra.

Para melhorar essa situação, você pode atuar de duas formas:

 – Se você atua em um estado específico, pré estabeleça um preço de frete definido, no qual o cliente já vai estar ciente antes de escolher seus produtos.

 – Ofereça frete grátis para compras acima de X reais. Isso vai motivar que as pessoas comprem mais, principalmente se tiverem que complementar a compra com algum produto para conseguir o frete grátis.

• Checkout complicado

Alguns sites pedem um cadastro muito grande para o consumidor finalizar a compra e isso é desmotivador.

Além de ser cansativo, gera desconfiança o fato da loja precisar de tantos dados assim para finalizar uma compra.

Claro que para comprar ou às vezes para colocar itens no carrinho, o usuário precisa fazer um cadastro no site. Mas isso pode ser feito de uma maneira simples:

 – Peça somente o necessário para enviar o produto, geralmente nome, email e endereço de entrega são suficientes. O número do celular pode ser pedido também para caso haja algum problema na entrega a empresa entrar em contato com o cliente.

 – Se o cliente não for cadastrado no seu site, deixe que ele preencha as informações na hora de finalizar a compra. Não peça dados para que ele somente encha o carrinho ou selecione os produtos.

 – Se a pessoa já estiver cadastrada, ative o preenchimento automático, assim que o checkout for iniciado, pois isso agiliza a etapa e oferece mais comodidade ao cliente, pois será muito rápido para ele finalizar a compra.

• Confiança

A relação de confiança do site – cliente é um dos pontos mais importantes na hora que falamos de uma finalização da compra.

Existem alguns fatores que contribuem para a perda de credibilidade e você deve se atentar a isso:

 – Demora no carregamento do site: se certifique que o seu site não demora para carregar as informações pois a paciência do usuário é bem limitada. Geralmente as imagens são os principais elementos que atrapalham no carregamento do site, por isso garanta que as imagens do seu site estejam compactadas e otimizadas no tamanho devido para não ocasionar lentidão.

 – Preste atenção no layout do seu site, a sua loja virtual deve ser bem apresentada e bonita. Configure também para ser acessada tanto em smartphones quanto pelo computador para que a pessoa tenha uma boa experiência na compra e consiga ver todas as funções da área em um só lugar.

 – Certifique-se de ter todos os certificados que atestam a segurança do site, pois os dados do cartão de crédito e também os dados dos clientes serão fornecidos. Instale os certificados padrões de segurança, principalmente o SSL.

Recuperando os carrinhos abandonados

Mesmo depois das dicas que demos acima, você ainda vai ter carrinhos abandonados. Como contornar essa situação?

Vamos dar várias sugestões:

• E-mail marketing

Programe uma sequência de e-mails para lembrar a pessoa de finalizar o pedido. O ideal é mandar um email em até 1 hora após o abandono, convidando o cliente a terminar a compra. Passado 12 horas, envie outra mensagem.

Após um ou dois dias, trabalhe estratégias personalizadas para esses clientes: desconto, frete reduzido ou grátis ou um cupom para alguma compra futura.

Além do email você pode fazer essa comunicação pelo whatsapp também que será bem eficiente.

Sabia que a Ótimo Negócio tem uma poderosa ferramenta de e-mail marketing que te ajuda a converter carrinhos abandonados de maneira muito mais simples?

Clique aqui e confira!

• Remarketing

Remarketing consiste em anunciar para quem já teve contato com a marca. É rodar anúncios patrocinados para o público que já interagiu com seus produtos.

É uma estratégia que pode ser usada para o carrinho abandonado, e você pode trabalhá-la tipo como um lembrete para o cliente voltar ao seu site.

Para fazer o remarketing, instale o pixel do Facebook no seu checkout. Se tiver dúvida, pesquise sobre tráfego pago para conseguir concluir a configuração.

Acima de tudo, o que faz a diferença é o atendimento ao cliente. Muitos clientes não compram em lojas virtuais porque tem falta de informações sobre o item a ser vendido. Às vezes eles não entendem algumas informações, como prazo de entrega, dimensões do produto ou até a política de troca e devoluções.

Ofereça a resposta dessas perguntas em uma sessão FAQ ou deixe um chat disponível no checkout.

Dê ouvidos a reclamações, sugestões ou qualquer outra dúvida que ele tiver, responda o mais rápido possível e ele confiará na sua empresa para finalizar a compra!

A melhor maneira de evitar carrinhos abandonados é ter um fluxo de jornada do cliente simples e objetivo.

Trabalhar com e-mail marketing e remarketing são excelentes opções para recuperar carrinhos abandonados.

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