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Como você faz para vender mais pelo seu e-commerce?

como você faz para vender mais pelo seu e-commerce?

Durante a pandemia, as vendas online cresceram muito, mas mesmo com esse cenário positivo, o que você pode fazer para vender mais no seu e-commerce?

Muitas lojas trocaram as vendas presenciais pelas vendas online pela facilidade que esta prática proporciona ao consumidor.

Por isso, para vender pela internet o empreendedor deve potencializar suas estratégias digitais, e melhorar cada vez mais seus canais online, com o objetivo de proporcionar uma experiência cada vez melhor para atender o consumidor.

Mesmo que você já tenha um e-commerce, você pode fazer várias otimizações para vender mais, e não sofrer com a crise econômica.

E por conta da crise, descontos e promoções serão cada vez mais procurados, e os clientes vão buscar mais segurança para não errar na compra.

Além disso, conforme pesquisas, o consumidor espera gastar mais com mercearias, produtos infantis, produtos de cuidados pessoais e itens para casa. Então aposte nesse material!

Olhe para fora, olhe para o consumidor. Veja quais são suas dores e necessidades, assim você vai descobrir caminhos para atendê-lo e fazer com que ele compre no seu site.

E de olho nos consumidores, é preciso adaptar o tom do marketing. Como o seu e-commerce pode ajudar os consumidores de acordo com as suas necessidades? Como se adaptar às mudanças nas prioridades de consumo e ao mesmo tempo oferecer segurança, conforto e bem-estar ao consumidor?

 

vender mais pelo seu e-commerce

 

Trouxemos aqui algumas ferramentas para você vender mais no seu e-commerce e ainda tornar a experiência do seu cliente no seu site mais ágil, do início ao fim do processo:

Ofereça informações da empresa

Os e-commerce precisam prestar informações claras ao consumidor. Inclua sempre no seu site a razão social, CNPJ/CPF, endereço e todas as informações do produto – quanto mais informações tiver sobre ele, melhor. Prestar todas as informações aos clientes transmite segurança para as compras.

Atendimento ágil e prestativo via chat

O atendimento no e-commerce é essencial para transmitir segurança e transparência.

Muitos clientes que fazem compras online têm medo de colocar os dados do cartão de crédito e os demais dados pessoais, por isso é importante que você tenha um atendimento via chat eficaz e o menos robotizado possível.

Esteja disponível para tirar dúvidas e resolver problemas, adotando um tom amigável e fornecendo um atendimento eficiente.

Invista em boas imagens dos produtos

Aposte nas fotos bem tiradas, pois além de ajudar a vender, elas também reduzem as possibilidades de trocas e devoluções, que é um procedimento que onera bastante as lojas virtuais.

Faça fotos de todos os ângulos, com possibilidade de zoom, dê detalhes dos produtos e informe as dimensões.

Algumas lojas oferecem até vídeos com pessoas usando os produtos, e isso dá uma ótima ajuda para vender os mesmos.

Otimize o funil de conversão – converta os carrinhos abandonados

Essa é uma etapa sensível das vendas online, segundo pesquisas, 70% dos carrinhos são abandonados e os principais motivos disso são os custos de frete alto demais, exigência de criar uma conta muito complexa ou complicações na hora do check out.

O Google Analytics ajuda a analisar as estatísticas de abandono de carrinho e isso é uma ótima maneira para entender porque os usuários estão desistindo da compra.

Você pode converter esses carrinhos enviando emails estratégicos para os consumidores ou oferecendo um desconto para que ele finalize a compra.

Crie ofertas de upsell e cross-sell

Não perca a chance de aumentar o valor da compra do cliente, focando em ofertas que sejam úteis para o consumidor.

Para isso, use as estratégias de upsell, que são ofertas de produtos substitutos de maior valor, e cross-sell, que são ofertas de itens complementares ao produto da compra.

Além disso, é importante oferecer informações claras na página do carrinho com o preço do produto, taxas extras se houver, todas as condições de pagamento e parcelamento, valor do frete e prazo de entrega.

Vender mais no seu e-commerce usando "Cupons de desconto"

O cupom de desconto é uma ótima ferramenta de marketing, mas dar destaque a ele no checkout pode não ser tão eficaz.

Claro que você não vai esconder esse campo na finalização da compra, porque tem cupom precisa saber onde inseri-lo mas quem não tem cupom vai ficar perdido. E ainda, ao perceber que ele poderia ter um desconto extra na compra, pode ficar frustrado e abandonar o carrinho.

 

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Aproveite e veja como funciona o módulo de cupons de desconto da Ótimo Negócio – clique aqui.

Revise opções de entrega e pagamento

Correios e transportadoras não pararam de funcionar nem na pandemia, mas às vezes pode ser interessante adotar novas opções como a retirada na loja ou a negociação com outros fornecedores.

De qualquer forma é fundamental ser transparente com o consumidor com relação aos custos e prazo de pagamento. Ainda, se couber nos seus custos, oferecer frete grátis faz a diferença na hora do consumidor escolher pelo seu e-commerce, preferindo ele ao concorrente.

Além da entrega, revise também as opções de pagamento. Muitos e-commerce não dão desconto no pagamento à vista, nem oferecem parcelamento sem juros e se você olhar para isso, pode ser um grande diferencial.

Grande parte dos consumidores teve suas finanças afetadas pela crise, então a forma de pagamento pode ser sim um fator decisivo na hora de concretizar a compra.

Pós-venda

Você conseguiu finalizar a venda… ótimo! Mas seu trabalho não acaba por aí.

Você pode surpreender seu cliente no pós venda, fidelizá-lo e trazê-lo mais vezes para comprar no seu e-commerce.

Após a finalização da compra você pode caprichar na entrega do produto, oferecendo algum brinde ou amostra grátis de outro produto, uma embalagem diferenciada ou um recado para o cliente, por exemplo.

 

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Adote o e-mail marketing personalizado para sempre mantê-lo informado sobre as novas ofertas, descontos e promoções que houver no seu site. Utilize também o remarketing para oferecer produtos relacionados a sua última compra e crie programas de recompensa para seus clientes fiéis.

Adotar medidas de retenção de clientes nunca foi tão importante, e isso além de potencializar suas compras ainda aumenta sua base para o futuro, pois quando tudo estiver melhor, você será priorizado na hora do cliente escolher qual e-commerce usará para fazer sua compra.

O consumidor deve sempre estar no centro de suas estratégias. Com esse foco, você vai conseguir vender mais no seu e-commerce, com certeza. 

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