Marketing Digital: Como Ele Pode te Ajudar a Vender Mais

Marketing Digital

Marketing digital , sem dúvida, se houve falar muito nos dias atuais. Basta um olhar superficial nas redes sociais e sites de notícias para encontrar anúncios sobre o tema. Todo mundo fala em marketing digital, todo mundo sabe o que é, todo mundo tem uma equipe encarregada deste setor, correto? Certamente é o que parece… entretanto não é bem assim!

Se você não é como a maioria das pessoas e ainda está perdido em relação ao tema, preparamos um artigo que explica direitinho, “tim tim por tim tim” o que é este tal de marketing Digital, ou seja, o que ele pode fazer por sua loja.marketing digital-pc

Das folhas amarelas ao marketing digital

Foi-se o tempo em que o cliente, a procura de serviços, consultava o grande livro mágico de páginas amarelas, com o telefone do profissional especializado. Ainda naquela época, levava o prêmio de maior captação de clientes, aquele profissional que investisse num anúncio descolado e mega colorido de página inteira ou, pelo menos, meia página.

O que podemos aprender com isso? Mesmo que haja a necessidade eminente por determinado serviço, o cliente vai escolher aquele que:

  • Captou sua atenção 

Isso aconteceu em primeiro lugar, pelo destaque de página colorida sobrepujando uma centena de nomes e telefones em preto e branco.

  • Priorizou a praticidade

Todas as informações de serviços prestados, parcerias e anos de experiência costumavam estar contidas naqueles breves anúncios evitando que o cliente pegasse o telefone para fazer perguntas banais.

Com a chegada da internet na década de 90, aos poucos o livro de páginas amarelas foi substituído pela ferramenta de pesquisa. Contudo chegou a era do domínio GOOGLE. O site de busca é tão popular que chegou a virar um verbo “Google it” ou em português “Dê um Google”.

Agora, digamos que você deseja importar produtos da China e quer conhecer algumas empresas de trading. O que você faz? Liga para outro amigo importador e pede dicas ou vai direto para o Google dar uma “Googlada”?

Assim que você jogar as palavras “trading China”, a ferramenta oferece uma lista de opções para as palavras pesquisadas.

Esta lista vai levar o pesquisador ao site de diversas pessoas que oferecem o serviço que ele procura. Mas o que faz com que estes sites apareçam nesta determinada ordem numérica?

Presença Digital

Bom, como você pode ver na imagem, os primeiros da lista são os anúncios pagos, um tipo de marketing digital pago. O cliente paga ao Google para aparecer ali no topo. Isso não quer dizer que aquele serviço é o melhor, apenas que o cliente tem mais grana para investir em anúncios.

Logo em seguida aparecem os sites de serviços que não são de anunciantes e fizeram um bom trabalho de marketing digital e rankeamento para ficar ali na primeira página de buscas. Entende? Mais para frente vamos falar um pouco mais sobre rankeamento.

O antigo anúncio de destaque na lista telefônica foi substituído pelo rankeamento do google. Se a sua empresa não aparece na primeira página de pesquisa, ela praticamente não existe. Se um profissional não consegue consolidar uma forte presença digital não é respeitável.

O que você precisa fazer para que o marketing digital trabalhe em seu favor é Ter um website, manter um blog e perfis nas redes sociais.

No que um Website pode me ajudar no marketing digital?

webdesign-marketing-digitalTodo profissional que se preze sabe a importância de um website funcional e e-mails corporativos para dar um status ao empreendimento. Até bem pouco tempo atrás esse detalhe era suficiente, mas então… Eis que surge o novo milênio com suas redes sociais. A geração do milênio não usa e-mail, recebe suas mensagens direto no telefone via whatsapp e messenger. As informações chega em tempo real e o conteúdo precisa ser prático e objetivo.

Como empreendedor você já deve ter ouvido a seguinte frase: a propaganda é a alma do negócio. Está frase nunca esteve tão certa, ainda mais na era digital que vivemos – a concorrência ficou ainda maior.

Apesar da forma de se fazer propaganda tenha mudado em alguns aspectos por causa da internet, ela ainda é – e provavelmente sempre será – mais que necessária para sua empresa. Seja você um dono de uma grande empresa, de um restaurante de pequeno porte ou uma confecção.

A verdade é uma só: se você é empreendedor, seja numa cidade grande ou pequena, de uma empresa de grande, médio ou pequeno porte, você precisa, sim, de um website. Resumindo, não interessa onde o seu negócio está localizado ou o tamanho dele, a sua empresa precisa de um website.

Você deve estar se perguntando: Mas para que meu pequeno restaurante ou confecção, que fica localizado numa cidade pequena, precisaria de um website? Simples, a propaganda é a alma do seu negócio, independente do tamanho ou da localização da sua empresa.

Ainda não está convencido do porquê sua empresa precisa de um website? Tudo bem, vamos te mostrar alguns motivos que te farão mudar de ideia.

Por que preciso de um website…

1 – Conquista de novos consumidores

Se você possui uma empresa física provavelmente você já tem uma parcela de público fiel ao seu negócio. Mas não seria ainda melhor se você pudesse aumentar essa parcela de clientes? Mais clientes, mais dinheiro.

Pois é justamente aí que o website da sua empresa entra. Com o site você tem a possibilidade de atingir aquelas pessoas que moram na cidade onde seu negócio está localizado, mas que ainda não conhecem sua empresa e aquelas que moram distante e estão buscando serviços online.

Uma das principais funções de um site é justamente alcançar essas pessoas que fazem parte do seu público-alvo mas que, por falta de divulgação, ainda não conhecem o seu negócio.

E não é só isso, com o website você tem a possibilidade de atingir pessoas que, inclusive, estão fora da cidade onde seu negócio está localizado. Com um site não existem fronteiras para a ampliação do seu negócio, entende?

2 – Maior exposição do seu negócio

O famoso boca a boca até pode ser considerado uma boa forma de propaganda do seu negócio, mas nada se compara a magnitude de um site. Pense no site como uma espécie de vitrine.

Você tem um horário para fechar seu estabelecimento, certo? O que quer dizer que, sem um site, as pessoas só podem conhecer seu negócio durante seu horário de funcionamento. Agora, com o site a sua loja fica em exposição, fica na ‘’vitrine’’ 24 horas por dia, 7 dias da semana, 364 dias ao ano. Ou seja, ela nunca fecha.

Com o site seu negócio não fica preso a horário ou espaço físico. Em conjunto com boas ações de marketing digital ele pode cruzar barreiras e fronteiras que você jamais imaginou.

3 – Gera credibilidade

Outra estratégia de marketing digital é criar um site, certamente você possibilita que sua empresa crie maior credibilidade com o seu público-alvo. Porque hoje em dia os clientes julgam a capacidade da empresa por sua imagem na internet, o que quer

dizer que você já perde pontos se não tiver um site.

O seu site nada mais é que uma fonte de informação para seus clientes, é por meio dele que você tem a possibilidade de exaltar a reputação positiva da sua empresa para seus clientes. Entretanto essa credibilidade aumenta justamente pelo conteúdo postado no seu site.

Mas sem um site, como você poderá fazer isso? Como dito, o boca a boca funciona, mas até certo ponto. Você não pode esperar pelo boca a boca para fazer sua empresa crescer, por isso um site se faz tão necessário.

Por que preciso de redes sociais?

facebook-marketing-digitalComo falamos lá em cima, os hábitos dos consumidores mudaram. Quem nasceu depois do ano dois mil nem utiliza mais e-mail. Todas as transações pessoais e de negócios são feitas pelas redes sociais e aplicativos de chat. Temos o Whatsapp Business, As lojas de prestação de serviço e venda de produtos no Facebook e Instagram. Tudo voltado para deixar o seu negócio mais próximo do consumidor.

Os anúncios online, diferente dos anúncios da mídia antiga, permitem que você selecione o público ideal para sua empresa escolhendo pela faixa etária, gênero e localização. É ou não é uma alternativa excelente para atrair clientes para o seu negócio? Preciso dizer mais?

Além disso, uma presença digital marcante faz com que a credibilidade aumente em terras de likes e seguidores e levar o público certo direto para o site da sua empresa.

Porque preciso de um Blog?

O blog é a seção do seu site que mais gera relevância para a sua empresa. É ali que você vai prestar informações sobre o seu serviço e atrair clientes em potenciais. Imagine que você tenha uma loja de roupas femininas.

blog-marketing-digitalO cliente entra realiza a compra e vai embora. Que ligação entre o seu negócio e o consumidor foi criada? Apenas uma transação comercial, correto?

Se a sua loja oferecer artigos bem escritos oferecendo informações sobre tendências da moda, estilistas, looks das celebridades, dicas de beleza e outros tópicos relacionados ao universo feminino aquele cliente vai se tornar um assinante e é muito mais provável que volte a comprar de você e compartilhe suas postagens nas redes sociais trazendo ainda mais visibilidade para a sua empresa.

Quanto mais artigos de qualidade forem postados haverá mais compartilhamento. O Google possuem maneiras de calcular a popularidade do seu site, elevando o seu conteúdo até chegar às primeiras páginas de pesquisa.Isso se chama ranqueamento.

O ranqueamento do Google

statistics-marketing-digitalAntes de falar sobre as tecnicalidades do ranqueamento do Google, vamos falar um pouco sobre RELEVÂNCIA.

Algumas pessoas cometem o erro de investir dinheiro em um site e blog e não se importam com a qualidade das informações ali inseridas.Esta é uma perda de tempo e dinheiro, pois o Google possui mecanismos que avaliam a qualidade dos seu conteúdo através do tempo que os visitantes permanecem no seu site e pela taxa de compartilhamento dos seus artigos. Eles analisam o padrão. Se os visitantes do seu site costumam pesquisar um tópico entrar no seu conteúdo e sair em seguida é porque as informações contidas ali são irrelevantes. Dificilmente seu site / blog ganhará um bom posicionamento nas pesquisas porque o Google costuma ranquear sites que possuam RELEVÂNCIA.

Search Engine Optimization

search-marketing-digitalUm texto relevante para o GOOGLE é um texto com SEO aplicado. SEO quer dizer Search Engine Optimization, em português, otimização para mecanismos de busca. A otimização de texto tem alguns critérios como número mínimo de 349 palavras, criação de headlines, inserção de palavras-chaves estratégicas para alavancar seus textos. Critérios de legibilidade como frases curtas de até 20 palav ras, uso de palavras de transição também influem num bom posicionamento.

Imagens também são levadas em consideração na hora de ranquear. Elas precisam levar o nome do site e a palavra chave utilizada no artigo para que as imagens trabalhem em seu favor.

Atenção: Plágio é crime e o Google costuma penalizar sites e blogs que utilizam textos copiados. Eles também penalizam quando você utiliza fotos com direitos autorais, sem falar que o dono da foto pode te processar. Brechas como essas podem destruir a sua credibilidade no mundo virtual.

Se você possui uma loja, as descrições de cada produto devem utilizar estas técnicas de SEO.

Outra coisa muito importante é que o seu site deve ser totalmente otimizado e não apenas os conteúdos do blog. Um profissional de SEO pode te ajudar com essa tarefa.

Trocando em miúdos…

O marketing digital utiliza uma série de artifícios para que a sua empresa/loja/negócio. Ganhe VISIBILIDADE, atraindo assim visitantes aos seu sites. Crie ENGAJAMENTO com seu público, PROMOVENDO as vendas do seu site e FIDELIZANDO clientes.

Assim o marketing digital vai te ajudar a vender mais e estabelecer uma identidade digital relevante para sua marca.

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