Seu E-commerce na Black Friday – Como se preparar?

Já estamos entrando em novembro! E você, já preparou seu E-commerce para a Black Friday?Hoje a Ótimo Negócio trouxe o que você precisa saber sobre esta data para que fique preparadíssimo! Vamos lá…

O QUE É BLACK FRIDAY?

Eu sei que você ama uma informação prática, então aqui vai! como preparar seu e-commerce para a black friday
Black Friday é a sexta-feira mais esperada por consumidores e varejistas, pois oferece grandes descontos nos produtos, tanto offline quanto online. Época ideal para adquirir novos produtos e no caso de lojistas, obter um grande número de vendas. A Black Friday ocorre anualmente na sexta-feira seguinte à 4° quinta-feira de novembro. No caso deste ano (2019), ocorrerá dia 29/11!

QUAL A ORIGEM DA BLACK FRIDAY?

O termo “Black Friday” (Sexta-feira Negra) surgiu nos EUA associado à crise financeira que os atingiu em 1869. Refere-se à sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, onde a conta dos comércios passava de negativa (números vermelhos) para positiva (números pretos).

A primeira Black Friday no Brasil ocorreu dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online.
No começo, essa data foi um tanto quanto polêmica, já que as empresas ofereciam promoções fraudulentas, como por exemplo aumentar os preços dias ou até meses antes e na data das promoções os diminuía, gerando o termo “metade do dobro” e despertando a desconfiança do consumidor.

Pois é, até o Procon entrou nessa! Criou uma lista dos sites que deveriam ser evitados, além de monitorar os preços a fim de evitar fraudes.

Entretanto muita coisa mudou, os empreendedores passaram a compreender a oportunidade de vendas que a Black Friday os possibilita, começando a levar muito a sério esta data, organizando e preparando-se antecipadamente. E em consequência disso os consumidores entenderam a grande oportunidade de adquirir produtos com preços ótimos, comparados a outra época do ano.

Esses fatores tornaram a Black Friday a data mais importante para o varejo online e offline brasileiro. No ano passado (2018) as vendas no e-commerce foram de R$ 2,6 bilhões, alta de 23% em relação ao mesmo evento de 2017, aponta a Ebit Nielsen, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro.

POR QUE É IMPORTANTE SE PREPARAR

É necessário se atentar a alguns pontos antecipadamente para ter sucesso em seu E-commerce durante a Black Friday.

Com o possível aumento de pedidos você pode causar uma grande confusão se não souber organizá-los, se seu site não suportar o fluxo de pessoas ou a demanda for maior que o estoque, fazendo com que seu E-commerce perca vendas.

Além disso, é crucial aderir ao movimento para que não fique atrás de seus concorrentes, já que eles certamente se programarão para este evento com preços abaixo do normal, e caso você não se organize tornando os preços competitivos, é capaz de tornar o que é considerada a data de maiores vendas do ano em uma total catástrofe!

COMO ME PREPARO PARA A BLACK FRIDAY?

Agora que você já sabe o que é, de onde surgiu e a importância de participar da Black Friday, torcemos para que você tenha optado por se preparar para este evento! E para isso, vou te explicar o que deve fazer para aproveitar cem por cento desta oportunidade!

# INFRAESTRUTURA DE SUA LOJA VIRTUAL

Com o aumento de fluxo de pessoas é importante investir o quanto antes em uma estrutura que suporte uma maior navegação, para que o site não caia e prejudique suas vendas, assim como a experiência do consumidor em seu site.

# ESCOLHA DE PRODUTOS

É imprescindível que o lojista tenha em mente os produtos mais buscados em seu site quando for escolher os que serão ofertados, para que ganhe também em quantidade. E lembre-se! Esteja atento ao estoque.

# COMECE ANTES

As ações de marketing digital, como e-mail marketing e redes sociais, devem começar antes da Black Friday, assim como oferecer descontos. O ideal é oferecer descontos reais com frequência, e não apenas na data, ajudando seu negócio a se livrar de algumas barreiras do consumidor como a associação de Black Friday à “Black Fraude”. É necessário mostrar que existem empresas que se preocupam com os consumidores e oferecem bons produtos com bons preços.

# INFORME OS PRODUTOS OFERTADOS

Envie uma prévia dos produtos da oferta e a faixa de descontos a ser concedida, informando a data da Black Friday com contagem regressiva. É importante que o consumidor saiba que os descontos são reais e que sua marca se preocupa em ser verdadeira e trazer benefícios ao público.

# ATENÇÃO ÀS FORMAS DE PAGAMENTO

Muitas pessoas esperam dias para realizar sua compra neste determinado período do ano, mas não conseguem pagar à vista no débito ou tem seu limite de crédito restringido. Por conta disso é crucial que seu E-commerce tenha o máximo de modelos de pagamento disponíveis, para facilitar a compra da clientela. Além disso, uma dica aderida por muitas lojas virtuais é cortar o uso de boleto como forma de como preparar seu e-commerce para a black fridaypagamento durante a Black Friday. E Por que? Pense comigo, quando a compra é realizada via boleto, é dada baixa no estoque, e o consumidor tem até 03 dias para efetuar o pagamento, que pode ou não ser realizado, e caso não seja outros consumidores que poderiam adquirir realmente o produto podem ficar sem, caso o estoque termine por baixa em compras não efetuadas.

Gostou das dicas? Comente aqui em baixo se te ajudou!

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